terça-feira, setembro 18, 2007

Aproveitando o papo sobre o Marcelo Camelo...

"Aí, só falta a barba..."

Não sei quem foi a primeira pessoa que disse que o Vanguart veio pra ocupar a vaga que Los Hermanos deixou no rock nacional, porque de repente todos os blogs que citam Vanguart repetem essa maldita frase. É tipo: “... e eu tava ouvindo o CD do Vanguart. Meninos bons, de Cuiabá, promessa do rock, substituíram os Loser Manos, tá ligado?”

Vanguart e Los Hermanos são bandas diferentes, com públicos diferentes. O apelo das letras é diferente. Os Hermanos tinham (têm?) um público super eclético, por causa da fácil identificação de qualquer pessoa com as situações das músicas. Quero ver esse mesmo público cantando junto com os vocais embolados - não só em português - e as letras surreais do Hélio Flanders. Não estou dizendo que não dá pra gostar das duas bandas, mas acho que a grande maioria do público de Vanguart gosta de Los Hermanos, enquanto quem gosta de Los Hermanos não necessariamente gosta de Vanguart. A primeira consegue atingir fãs de todo os estilos; a segunda tem um público mais específico.

Minha tese é: Los Hermanos ocupou um espaço que estava vago desde o fim da Legião Urbana. Claro que temos que considerar que são gerações diferentes e blá blá blá, mas o público é o mesmo; milhares de fãs fervorosos que tratam o grupo quase como uma religião. E, eu posso (e devo) estar errado, mas atualmente não há banda brasileira que preencha esse lugar.

3 comentários:

Anônimo disse...

atualmente não há mesmo banda que preencha o lugar do Los Hermanos...
Mas as comparações foram idiotas e infelizes ¬¬

Eu não sou um filisteu disse...

Boua! Tava falando justamente isso essa semana. A cria de Lima Barreto gostou não! Vixi!

Fred Fagundes disse...

CLARA DOS ANJOS UDHADHAHDHAUE
livro horrível.

deve ser uma fanzoca e tal. haha. e que tosca essa "montagem"... audhadhe.

não conheço vanguart direito... mas pelo o que eu ouvi... muito diferente.