segunda-feira, outubro 08, 2007


Eu não gosto da Mafalda.

(pausa para a desaprovação das tias do curso de letras)

De algum modo, eu acho mais aceitável uma história de animais falando com humanos do que uma guria de menos de dez anos discutindo Marx.

Duvida? Vamos fazer uma experiência prática. Imagine (a) seu animal de estimação e (b) uma criança de oito anos: pode ser seu sobrinho, enteado, filho bastardo, tanto faz. Agora só é recordar: você provavelmente já pensou o que diria seu animalzinho se pudesse se expressar como uma pessoa, mas nunca cogitou a possibilidade de ver o guri/guria nessa idade falando sobre o Manifesto Comunista.

Mafalda é assim. Tão surreal que não se encaixa no universo infantil. Não dá. Nas tirinhas do Calvin e do Charlie Brown os autores conseguem inserir filosofia naturalmente, mas na Mafalda tudo fica forçado demais. Quino pode até pôr umas metáforas ixpertas como essa, mas o contexto não desce, sacou?

5 comentários:

Louise Vitorino disse...

Quem é você pra falar mal da Mafalda?
ai ai

Zé Marques disse...

eu. =D

Anônimo disse...

nunca havia pensado dessa forma -e acabei de perceber que o que gosto no calvin é naturalidade dele, realmente poderia ser qualquer guri de oito anos.

mas é que a mafalda é tão bonitinha! quino fez as gramáticas ficarem mais interessantes.

Eu não sou um filisteu disse...

eu não gosto de sopa.

Anônimo disse...

(L)